As tendências envolvendo direito e tecnologia para o futuro do mercado
O universo jurídico é fundamental para o bom desenvolvimento das empresas, isso é fato! Ainda mais com a enorme expansão dos negócios no espaço da internet, o que coloca os negócios, o direito e a tecnologia cada vez mais próximos e interdependentes. Por isso, vale a pena conhecer mais de perto essa relação e os benefícios para as duas partes.
Direito e novas tecnologias
Os setores legais das empresas são indispensáveis para garantir um meio de atividade regulamentado e seguro para todas as partes. Todas as outras revoluções tecnológicas influenciaram e foram influenciadas pelo setor jurídico, basta imaginar a diferença que poder imprimir documentos ou fazer ligações criou entre as diligências e a comunicação entre profissionais da área e seus clientes.
Pensando por essa perspectiva, fica fácil visualizar como a nossa chamada quarta revolução tecnológica estreitou ainda mais os laços entre direito e tecnologia, criando um conjunto cada dia maior de oportunidades para tornar cada vez mais dinâmicas as atividades dos profissionais do direito e todos os setores que dependem de sua atividade.
Direito digital
A transformação digital que moveu os mais diversos setores da sociedade para a internet trouxe com ela as contradições e necessidades de mediação naturais de qualquer ambiente comercial e social, criando demandas na área de propriedade intelectual, cibercrimes, compliance, segurança digital e assessoramento nas redes.
O direito digital é um dos setores mais jovens e que mais tem crescido dentro do universo legal, graças a importantes implementos, como o Marco Civil da Internet e a nova LGPD, diretrizes importantes da atuação digital garantem uma normatização que facilita a atividade das empresas e usuários no ambiente online.
O futuro do direito e da tecnologia
Uma discussão que ronda todas as áreas profissionais é o nível de automação que cada atividade toma até tornar obsoletos ou acessórios os seus profissionais. Os profissionais da área do direito contam com um baixo nível de probabilidade em serem substituídos.
Pelo contrário: a área do direito tem margem para se expandir e tornar seus serviços ainda mais acessíveis para a crescente demanda de empresas que nascem nativas nos ambientes digitais e demandam assessoria jurídica para operarem.
No caso do direito, as tecnologias são aliadas fundamentais para otimizar seu serviço em tecnologias como:
Lawtechs e govtechs
Lawtechs e govtechs se referem a ramos de automatização de serviços jurídicos para pessoas jurídicas e também ambientes digitais dos governos para diminuir o fator burocrático na atividade de diferentes tipos de profissionais.
As Lawtechs englobam um campo enorme de soluções que surgem todos os dias através da implementação do machine learning e a da inteligência artificial.
Esses recursos ajudam as empresas de diferentes maneiras, seja oferecendo um ambiente para organizar anotações e agendas, seja oferecendo uma inteligência que revise autos e contratos em busca de erros e inconsistências ou sejam capazes de criar documentos de maneira automatizada com base nos dados fornecidos.
A jurimetria é capaz de lidar enormes volumes de informações jurídicas a fim e otimizar a atividade jurídica e tornar cada vez menos redundante o trabalho de verificação, libertando tempo do profissional para que se foque no atendimento individualizado e humanizado com seus clientes e setores.
Há tecnologias capazes de escanear históricos de decisões de juízes e determinar o nível de sucesso de um processo ou aprender a melhor maneira de organizar a cultural empresarial no cumprimento da compliance exigida para a empresa, criando diretrizes para todos os setores de maneira dinâmica através de softwares escaláveis, como os sistemas de ERP.
Já as govtechs são mecanismos que facilitam a protocolagem e acompanhamento de solicitações sem obrigar as partes a se deslocarem consumindo preciosas horas do dia.
Atividades remotas
Com o advento da pandemia, cada vez mais as audiências são mediadas de maneira remota, o que tem apresentado um bom índice de satisfação na resolução de conflitos, evitando a paralisação e congestionamento dos processos.
Aplicativos de vídeo chamadas se tornaram vitais para criar audiências práticas e bem estruturadas, e a possibilidade da comunicação via aplicativos de mensagem e vídeo ajudam a manter o contato regular entre as partes envolvidas nos processos.
O trabalho remoto e as lawtechs aumentaram consideravelmente a possibilidade de empresas digitais operarem nas mais diferentes regiões do país oferecendo preços competitivos e aproveitando importantes oportunidades de crescimento e assessoria para pequenas e médias empresas.
Sistemas de autenticação digital e organização na nuvem
Apesar da oportunidade de trabalho remoto, sem a possibilidade de manejar e autenticar documentos pela internet, a atividade de muitos escritórios ainda ficaria seriamente comprometida devido à dependência dos serviços de cartório.
Até poucos anos atrás era comum que escritórios se especializassem na demanda por diligências em diferentes partes do país, o que gerava custos e prazos problemáticos e muitos casos, mas graças às tecnologias de assinatura e autenticação digital, documentos virtuais ganharam força de lei e podem ser manejados de maneira dinâmica.
Essa tecnologia é especialmente importante para empresas digitais, que agora podem operar de forma completamente legal e integralmente digital.
Essa possibilidade também facilitou em muito a organização dos setores e escritórios jurídicos, que antes precisavam lidar com um volume massivo de papéis que precisavam ser guardados e cuidados sob o risco de invalidar processos – o custo e trabalho extra eram um problema.
Junto com as soluções de autenticação e assinatura eletrônica surgiu a demanda por tecnologias que facilitassem a digitalização, armazenamento e gestão de documentos de maneira digital, com protocolos de segurança e preservando sua validade legal.
As soluções de armazenamento de documentos em nuvem eram o passo que faltava para completar a transformação que cruzavam tão bem direito e tecnologia, permitindo o acesso remoto e seguro das partes a todas as peças de processos, o que diminuía custos aumentava a capacidade de aprendizagem das tecnologias de jurimetria.
Esse conjunto de soluções guarda um futuro promissor de escalabilidade para a atuação legal e o compliance empresarial de maneira cada vez mais integrada e automatizada para que as partes possam se preocupar cada vez mais com soluções criativas e mediação inteligente, democratizando o acesso das empresas aos serviços legais.
A Clicksign é a solução ideal para acelerar o crescimento do seu negócio! Se você deseja saber mais sobre como a Assinatura de Documentos Online pode revolucionar os seus processos, faça um teste gratuito e veja como é possível fazer uma assinatura, com validade jurídica, em menos de 1 minuto. Experimente, não requer cartão de crédito!