3 Dicas para otimizar o Onboarding de clientes
Os pequenos detalhes são os que fazem a diferença. E essa frase pode ser verdadeiramente aplicada no onboarding de clientes. A sua empresa se preocupa em como o cliente é recebido pelo time depois que a venda é realizada? O onboarding é uma estratégia muito eficiente para fortalecer o relacionamento com o cliente e iniciar um processo de encantamento, logo nos primeiros contatos depois da decisão de fechamento de negócio.
Saiba um pouco mais sobre o Custmer Sucess e algumas ferramentas que a sua empresa pode usar no processo.
O que é onboarding de clientes?
Como o seu cliente é recebido depois da decisão de que ele vai fechar negócio com a sua empresa? O onboarding é bastante conhecido na área de RH, em que os primeiros dias de um novo funcionário são destinados a entender como as coisas funcionam na empresa.
Trazendo esse conceito para a visão do cliente, o onboarding nada mais é do que a empresa dar as boas-vindas ao cliente e lhe mostrar como funcionam os diferentes processos de atendimento e de funcionalidades do produto/serviço que o cliente acabou de adquirir.
Veja algumas dicas e ferramentas para otimizar o processo de onboarding dos clientes aí da sua empresa.
Automação de processos no fechamento do negócio
Você não quer que o seu cliente ache que seu processo de fechamento de negócio é demorado e ineficiente, não é mesmo? Você pode, de forma fácil, encantar o seu cliente minutos depois que ele decide fechar negócio com você.
O Clicksign Automação é uma plataforma de assinatura eletrônica de documentos e automatiza e organiza processos de contratação, oferecendo a confecção automatizada de contratos e assinatura digital de documentos e com validade jurídica. Dessa forma, o onboarding do cliente já inicia de forma rápida, prática e demonstrando eficiência.
Menos é mais quando o assunto é ferramentas
O cuidado para não confundir ou exigir muito tempo do cliente na hora de integração deve estar sempre presente. Há diversas ferramentas no mercado e algumas delas têmtem focos diferenciados, como por exemplo:
- Foco no benefício: onboarding que explica os principais benefícios do seu produto ou serviço;
- Foco funcional: explica e treina o cliente sobre as principais ferramentas do seu produto ou serviço e como fazer melhor uso;
- e Foco no uso: é como pegar o cliente pela mão e seguir com um passo a passo para ensiná-lo de forma prática a realizar ações e usufruir do produto.
Enfim, há diferentes focos e, dependendo do produto, quando muito complexo, precisa se guiar por mais de um foco.
Defina qual é o objetivo real do onboarding e faça parceriaparceira com ferramentas que realmente atendam às suas necessidades do momento. Lembre-se que o objetivo do onboarding é ajudar o cliente e não confundi-lo ou fazê-lo perder tempo.
Ferramentas de onboarding de clientes
Quer ler sobre algumas ferramentas e fazer alguns testes para ver se elas atendem a necessidade atual da sua empresa? Seguem algumas ferramentas que indicamos:
- Gainsight: ela é bem completa e é mais voltada para o mercado de enterprise, entre os seus diferenciais, pode-se destacar a capacidade de customização da ferramenta conforme a necessidade de cada operação.
- SenseData: uma ferramenta brasileira que tem funcionalidades que atendem diversos mercados. Além disso, um grande diferencial é o suporte e onboarding na língua portuguesa.
- Conpass WOW: a ferramenta mais completa quando o assunto é onboarding de clientes. Essa ferramenta ajuda os times de Custumer Sucess a entenderem melhor a jornada do usuário e os pontos de atrito que ele apresenta, podendo criar novos processos para eliminar esses atritos antes mesmo que eles aconteçam.
Quer aprender mais sobre Customer Sucess? Então continue acessando nosso blog e boa leitura.