Promoção Click Friday:
Contrate um plano de assinatura eletrônica e ganhe documentos adicionais. Consulte o regulamento e aproveite!
Automação de tarefas e assinatura eletrônica: entenda essa relação e suas aplicações

Automação de tarefas e assinatura eletrônica: entenda essa relação e suas aplicações

Publicado em:
11
/
07
/
2024

Do ponto de vista empresarial, a eficiência e a precisão são dois fatores cruciais para o sucesso de qualquer negócio. Com a crescente demanda por agilidade e a necessidade de minimizar erros humanos, a automação de tarefas surgiu como uma solução indispensável para alcançar esses objetivos, assim como a assinatura eletrônica. Mas o que exatamente significa automatizar tarefas e como essa prática pode transformar a rotina do seu negócio?

Nesse artigo, você vai entender o que é a automação de tarefas, suas aplicações juntamente com a assinatura eletrônica, alguns benefícios e muito mais. Aproveite a leitura para planejar os próximos passos do seu negócio e começar a utilizar a automação de tarefas para otimizar operações e ter mais liberdade na realização de atividades estratégicas. 

O que é automação de tarefas?

A automação de tarefas pode ser definida como o uso de tecnologias avançadas para a execução de atividades que, comumente, são feitas de forma manual, consumindo tempo e recursos humanos. É uma prática que está redefinindo a maneira como as empresas trabalham e se desenvolvem.

De forma mais detalhada, esse tipo de automação envolve a aplicação de ferramentas digitais e mecânicas para substituir ou auxiliar na execução de tarefas repetitivas, complexas ou de alto volume, permitindo que sejam realizadas com mais rapidez, eficiência e precisão. 

Uma das áreas em que a automação mais se destaca é no ambiente corporativo. Esse recurso é um componente importante na transformação digital e está redefinindo o cenário econômico e industrial ao promover um futuro onde a colaboração entre humanos e máquinas é a chave para maximizar resultados e a produtividade.

Quer um exemplo? No contexto da assinatura eletrônica, hoje é possível implementar a automação de tarefas focando na otimização da gestão de documentos e dos processos de assinatura, tudo com o objetivo de facilitar e transformar a maneira como profissionais fecham negócios ou acordos. Mas como isso funciona na prática?

Automação de tarefas e assinatura eletrônica de documentos na prática

Antes de tudo, é preciso saber que a automação de tarefas e a assinatura eletrônica de documentos caminham muito bem juntas. Atualmente, é possível automatizar a criação e o envio de documentos para assinatura, por meio da utilização de formulários e planilhas para coletar os dados de quem assina, por exemplo. Confira detalhes mais abaixo nesse artigo.

Esse é um grande benefício do ponto de vista da experiência do usuário. Com esse recurso em mãos, você pode gerar documentos automaticamente com base nos dados dos formulários ou planilhas, além de acelerar suas vendas ao aumentar a eficiência no fechamento de negócios e acordos.

Confira alguns exemplos de como a automação de tarefas e a assinatura eletrônica podem ser aplicadas juntas em diversos setores:

Recursos Humanos

O setor de RH é um dos que mais se beneficia da automação de tarefas e da assinatura eletrônica em seus processos e demandas. É bem comum que, ao implementarem essas tecnologias, as instituições desse setor consigam:

  • Acelerar processos: ao permitir que contratos de trabalho e outros documentos relacionados à contratação sejam gerados e enviados para assinatura de forma automatizada, agilizando a admissão de novos funcionários, por exemplo.

  • Reduzir a papelada: ao eliminar a utilização de documentos físicos e utilizar documentos digitais, facilitando o armazenamento e a recuperação de registros, além de tornar os processos mais rápidos por meio da automação.

Saúde

Da mesma forma, as empresas do setor de Saúde conseguem tirar muito proveito da utilização da automação e da assinatura eletrônica. Empresas desse setor podem:

  • Ter mais eficiência administrativa: por meio da simplificação da gestão de consentimentos de pacientes, formulários de autorização e documentos de seguro, reduzindo o tempo gasto com burocracias. Para isso, a automação permite o envio em série de documentos e o encaminhamento de lembretes, por exemplo.

  • Melhorar o atendimento ao paciente: tanto a automação quanto a assinatura de documentos contam com recursos como geração de modelos de documentos, captura das informações das pessoas que assinam, entre outras opções que permitem que os profissionais de saúde se concentrem mais no cuidado do paciente, ao invés de tarefas administrativas.

Fintechs

As empresas do setor financeiro também aproveitam a automação de tarefas e a assinatura eletrônica:

  • Abertura de contas e contratos: ao automatizar a geração e o envio de documentos para assinatura, é possível acelerar o processo de abertura de contas, empréstimos e outros serviços financeiros, permitindo que os clientes sejam atendidos e resolvam suas pendências rapidamente.

  • Conformidade regulamentar: com o padrão de documento estipulado na geração automatizada e no tipo de assinatura digital feita, juntamente a suas autenticações, é possível manter todas as assinaturas e documentos em conformidade com as regulamentações financeiras e de segurança.

Tech

O setor de Tecnologia se destaca na utilização da automação de tarefas e da assinatura eletrônica em seus processos:

  • Aceleração de negócios: ambas as tecnologias facilitam a assinatura de contratos de parceria, acordos de licenciamento e outros documentos críticos para negócios de tecnologia, superando burocracias.

  • Gerenciamento de projetos: ao automatizar tarefas manuais, é possível simplificar a gestão de contratos de projetos, NDA (Acordos de Não Divulgação) e outros documentos necessários para colaborações e desenvolvimento de software.

Automatize a geração e envio de documentos com a Clicksign

Na Clicksign, além da possibilidade de acessar a plataforma de assinatura eletrônica e todas as suas funcionalidades, você também pode automatizar a geração e o envio de documentos para assinatura.

Por meio de um processo simples de coleta de dados via formulário ou planilha, você cria documentos de forma automática a partir de um modelo. Isso permite que você tenha mais velocidade em seus processos de assinatura, além de reduzir seus custos operacionais e mitigar erros derivados de processos repetitivos e manuais.

Por fim, tanto a assinatura eletrônica quanto a automação de tarefas possuem o grande benefício de fazer com que você economize seu próprio tempo, tendo a liberdade para focar em tarefas importantes e estratégicas. Conheça as soluções da Clicksign e aplique hoje mesmo em seu negócio.