ÚLTIMOS DÍAS
Plan Start 50: de 69 a 59 reales al mes y plan Plus 50: de 119 a 99 reales al mes.
Segurança como foco: como a Clicksign se destaca com suas autenticações

Segurança como foco: como a Clicksign se destaca com suas autenticações

Publicado em:
23
/
07
/
2024

O uso da tecnologia trouxe dois lados de uma mesma moeda para a mão dos profissionais e empresas. Se de um lado estão todos os vários benefícios proporcionados pelos avanços tecnológicos, do outro lado estão os diversos cuidados necessários para proteção de dados e a segurança da informação. 

No contexto da assinatura eletrônica, a necessidade por medidas de segurança robustas fica ainda mais evidenciada, considerando que os documentos assinados podem conter dados sensíveis para as empresas. Além disso, validar a identidade de quem assina esses documentos também se torna imprescindível, principalmente para garantir a validade jurídica do que é assinado. 

É aí que entram as autenticações, que são formas de coletar evidências da identidade do signatário durante a assinatura de um documento.

Na Clicksign, diferentes métodos de autenticação podem ser combinados para criar medidas de segurança que não apenas protegem contra ameaças, mas também atendem às expectativas dos usuários, seja por conveniência ou facilidade de uso.

Nesse artigo, você vai entender quais são as opções de autenticação do signatário disponíveis na Clicksign e como escolher a melhor autenticação na hora de realizar o envio e a assinatura do seu documento. Vale a pena sua leitura!

Autenticações da Clicksign

A seguir, conheça as autenticações disponíveis na Clicksign e torne seu processo de assinatura ainda mais seguro. 

Mas antes, lembre: ao escolher uma autenticação, você também pode unir mais de uma opção, utilizando autenticações em conjunto e elevando os níveis de segurança do seu documento. 

Token via e-mail, SMS e WhatsApp

O token é um código temporário de verificação, que pode ser enviado para o e-mail, WhatsApp ou SMS de quem assina, funcionando como um duplo fator de autenticação e confirmando a identidade dos signatários. Essa autenticação se propõe a ser rápida e simples, sendo fácil de utilizar no dia a dia.

Certificado Digital

O certificado digital é uma espécie de identidade eletrônica, que tem como principal função comprovar a identidade de uma pessoa ou empresa em meios eletrônicos. Regulado e emitido pela ICP-Brasil, a proteção dos dados se dá por meio de chaves de criptografia enviadas em par para cada titular.

Existem vários tipos de certificados digitais. Na Clicksign, é possível assinar documentos com certificados digitais nos modelos A1 e A3, ambos de pessoa física, que podem ser armazenados em dispositivos locais ou em nuvem.

Selfie Dinâmica 

A Selfie dinâmica permite validar se quem está assinando o documento é uma pessoa de verdade, por meio da captura de alguns movimentos, expressões faciais e elementos das imagens. Assim, é possível garantir que não se trata de uma imagem estática ou um vídeo gravado previamente, e sim de uma pessoa real, realizando a captura da foto no momento da assinatura do documento.

Documento oficial e Selfie com Documento

Na autenticação por Documento oficial, quem assina deve tirar uma foto do próprio documento, a fim de que a imagem componha o Log do documento assinado (ou seja, o registro do processo de assinatura).

Já na selfie com documento, o signatário deve tirar uma foto do próprio rosto, mas que também mostre um documento oficial. 

A selfie com documento se assemelha bastante à autenticação por documento oficial, mas, enquanto em uma o signatário deve tirar uma foto em que apareça seu rosto e o documento, na outra ele deve registrar na imagem apenas o documento.

Assinatura Manuscrita

Com a assinatura manuscrita, seus signatários desenham a própria assinatura como se estivessem escrevendo em papel físico, porém, de forma digital em uma tela. Ela é mais uma evidência da identidade de quem assina o documento, podendo ser comparada com outros documentos ou com o documento de identidade do signatário, por exemplo.

Biometria Facial

A Biometria facial é mais uma forma de verificar a identidade de quem realiza a assinatura, comparando uma foto do rosto do signatário com uma foto de seu documento. Quem assina deve tirar uma foto do rosto e do documento de identificação (como RG ou CNH). As imagens são comparadas automaticamente, aumentando a segurança da assinatura. Essa autenticação pode ser feita por celular ou computador, e as imagens são registradas no Log do documento, promovendo um grau maior de segurança jurídica para as assinaturas.

Pix

O Pix é uma inovação por si só, movimentando o mercado brasileiro desde que foi criado. O que você talvez não saiba é que é possível utilizar essa funcionalidade bancária como autenticação de documentos.

Ao escolher essa autenticação, você pode confirmar a identidade de quem assinou seu documento fazendo com que ela efetue uma transação bancária simbólica (um Pix de R$0,01), que compara os dados e valida a identidade desse signatário. Rápido, simples e tecnológico.

Rubrica

Essa autenticação é uma forma de validar seus documentos e também de confirmar que seus signatários estão de acordo com as informações contidas no conteúdo. É tudo bem simples: o signatário define as próprias iniciais, que devem ser inseridas nas páginas do documento, e pronto. Com isso, seu documento vai ter um Log mais completo e você vai ter a dupla confirmação de todos os responsáveis pela assinatura.

Comprovante de endereço

Como o próprio nome já diz, nessa autenticação você solicita o comprovante de endereço do seu signatário como forma de comprovar a identidade dele. Essa é mais uma opção para levar ainda mais segurança na hora de verificar a identidade dos signatários e que também fica registrada no Log do documento.

Endereço IP do dispositivo

Com essa funcionalidade, é possível delimitar o acesso à plataforma de assinatura com base em uma distância de IP determinada. Assim, você pode manter o acesso liberado somente para IPs autorizados.

Localização compartilhada

A localização compartilhada também é feita durante a assinatura, no momento em que o signatário, já na etapa de confirmação dos dados, compartilha a própria localização atual. Essas informações são gravadas diretamente no Log do documento, identificando a latitude e longitude do signatário no momento da assinatura.

Qual autenticação utilizar nos seus documentos?

Escolher a autenticação que melhor se adequa às necessidades do seu negócio depende diretamente do nível de segurança que você busca. Existe uma gama de opções que atendem a diferentes requisitos de segurança, seja utilizando métodos mais simples, como tokens via e-mail, ou mesmo soluções avançadas como a biometria facial.

Cada tipo de autenticação possui suas próprias vantagens e aplicações, sendo seu papel saber avaliar as particularidades do seu negócio e a sensibilidade dos documentos envolvidos para, somente assim, definir a estratégia de autenticação mais eficaz. Como você viu, uma ótima estratégia é unir mais de uma autenticação, tornando seus processos mais seguros com as opções citadas acima.

A Clicksign e suas autenticações

Na Clicksign, você encontra as autenticações listadas nesse artigo e muitas outras funcionalidades e recursos que agregam na segurança dos seus documentos. Conheça nossas soluções e coloque em prática a assinatura eletrônica segura na sua empresa!