Promoção Click Friday:
Contrate um plano de assinatura eletrônica e ganhe documentos adicionais. Consulte o regulamento e aproveite!
Autenticação por selfie: onboarding de clientes mais ágil e seguro

Autenticação por selfie: onboarding de clientes mais ágil e seguro

Publicado em:
21
/
09
/
2020

A autenticação por selfie chegou para ficar. O que antes era somente uma forma de entretenimento, hoje as selfies podem ser usadas para provar a identidade de cada um. Isso é especialmente verdade quando falamos de empresas que prestam serviços em ambientes totalmente digitais.   

Estamos em uma nova Era. Cada vez mais a tecnologia avança sobre áreas que até pouco tempo eram inacessíveis. Isto pode ser comprovado pela quantidade de soluções que um smartphone oferece. São calculadoras, agendas, calendários, ferramentas de reuniões, agências bancárias, Face-id, biometria, inteligência artificial, enfim, uma série de ferramentas digitais que facilitam a vida das pessoas e permitem que se possa utilizar o tempo em atividades mais importantes. Dentre essas ferramentas não podemos nos esquecer da biometria

Dessa forma, é possível fazer cadastramentos online, abrir contas em banco, matricular-se em cursos ou exames. Até as companhias aéreas estão utilizando essa tecnologia em check-ins de aeroportos. 

Na China, é comum que as pessoas paguem suas contas nos estabelecimentos apenas mostrando suas faces paras as câmeras. Aliás, é nesse país onde a tecnologia de reconhecimento facial é mais avançada. Mas a expansão da autenticação por selfie para o hemisfério ocidental é uma tendência que se mostra cada vez mais solidificada. 

Exemplos de situações em que a autenticação por selfie é uma boa solução

Uma escola municipal em Santa Catarina, por exemplo, está testando a tecnologia. Todos os estudantes têm suas fotos cadastradas e quando chegam à sala de aula, se posicionam em frente à câmera para ter sua presença registrada. Essa autenticação no ambiente escolar permite, também, que as merendeiras saibam exatamente quantos alunos estão presentes no dia e, assim, preparem a quantidade de comida adequada a esse número, sem desperdícios. 

O tempo para emissão de cartões de crédito em lojas gigantes do varejo que utilizam a tecnologia tem se reduzido abruptamente. Tornou-se praticamente desnecessárias as consultas ao sistema para concessão de crédito e contatos telefônicos.  

O processo de compras online está, também, sendo impactado pela biometria facial. Assim, para evitar fraudes, e-commerces podem pedir algum tipo de autenticação às pessoas e, por incrível que pareça, a autenticação por selfie é uma das mais escolhidas pelos consumidores.

A concessão de crédito e a abertura de contas em bancos é uma das atividades em que a biometria facial é muito usada. Não é mais necessário que o cliente esteja fisicamente na agência para conseguir um crédito para compra de um veículo, por exemplo, basta que na concessionária, após receber um pedido do banco, pelo SMS ou e-mail, o cliente faça uma selfie e a envie à instituição financeira.   


Autenticação por selfie em contratos eletrônicos

A assinatura de contratos, quando feita à distância, pode recorrer a algumas ferramentas que certifiquem às partes de que quem assina é realmente quem diz ser. A autenticação por selfie é uma dessas ferramentas. Pela segurança que ela garante, as empresas ficam mais protegidas contra fraudes ou outros tipos de golpes. Isso já é utilizado, por exemplo, em contratos fechados por imobiliárias.

Vamos apresentar agora algumas dicas para você tirar a selfie para cadastros. 

1 - Observe a quantidade de luz no local

O segredo de toda fotografia é a quantidade de luz presente no ambiente. Mas, não peque pelo exagero. Não são necessários equipamentos de iluminação profissionais para tirar uma selfie. Muita luz até atrapalha. Mas, também, o espaço não pode ser escuro. 

Muitos erros em fotografias podem ser ser facilmente resolvidos com os recursos presentes nos aplicativos de imagens digitais. Mas, às vezes, principalmente para leigos, esses ajustes podem ser chatos e demasiadamente lentos. Daí se a selfie já for feita adequadamente, uma etapa importante já está resolvida. 

2 - Evite usar o flash na autenticação por selfie

O flash deve ser evitado ao máximo, já que ele provoca o efeito de “olhos vermelhos” e causa reflexo nos documentos, principalmente os plastificados, o que pode dificultar o reconhecimento facial. Portanto, só faça uso desse recurso quando não houver outras soluções melhores quanto à iluminação.

3 - Sombras fortes no rosto ou atrás dele podem atrapalhar a autenticação por selfie

Quando falamos, anteriormente, em cuidar da luz, isso significa, também, prestar atenção nas sombras. Dessa forma, verifique se a fonte de luz não provoca sombras muito fortes em seu rosto, ou em alguma superfície que esteja ao fundo. Embora não seja o motivo maior que você deva se preocupar, isso é importante porque pode atrapalhar as ferramentas de validação.

4 - Observe a tonalidade 

Preste atenção na tonalidade das imagens. É importante não usar filtros que aparentem envelhecimento, pois isso pode prejudicar o reconhecimento do rosto pela ferramenta de biometria facial. Se o que foi pedido é a foto do documento e ela já estiver velha e descolorida, você pode aplicar um filtro para priorizar o contraste. Mas tome cuidado para não ter pixelização, porque pode prejudicar o reconhecimento. 

5 - Cuide da aparência, enquadramento e pose 

Pode parecer óbvio, mas imagens com os olhos fechados ou com os cabelos na frente dos olhos não tem valor na autenticação por selfie. A pose é, também, importante. Pode ser que você tenha uma preferida, mas a foto frontal ainda é a melhor para o reconhecimento de seu rosto pelos algoritmos.

Além disso, procure deixar seu rosto no centro do enquadramento. Assim, o destaque fica com o que é mais importante para a fotografia. Além disso, tente despoluir o cenário de fundo. Quanto menos objetos houver, melhor. 

6 - Procure ver se não há manchas em fotos de documentos

Em alguns cadastros é necessário enviar uma imagem de um documento que tenha sua foto. Logo, verifique a qualidade em que está esse documento. Pois, se houver qualquer mancha, isso pode prejudicar a autenticação por selfie. 

Com essas dicas suas autenticações por selfie vão ficar muito mais rápidas e cada vez melhores. Bom uso da ferramenta. 

Gostou desse conteúdo? Assine nossa News e tenha acesso a mais artigos como esse!