Click Friday

Ganhe documentos nos planos Plus e Avançado para fechar mais negócios na sua Black Friday

Promoção Click Friday:
Contrate um plano de assinatura eletrônica e ganhe documentos adicionais. Consulte o regulamento e aproveite!
Token de segurança: o que é e quais as vantagens de utilizar

Token de segurança: o que é e quais as vantagens de utilizar

Publicado em:
25
/
07
/
2024

Você provavelmente já se deparou com uma situação em que, durante uma tentativa de acesso a um sistema ou aplicativo, ou até durante uma transação bancária, foi solicitado um código além da sua senha. Essa medida de segurança, cada vez mais presente no seu dia a dia, é chamada de token.

Os tokens — ou tokens de segurança — surgiram como uma resposta à necessidade crescente de melhorar a segurança da autenticação de usuários em sistemas digitais. Embora a autenticação por senha tenha sido um método comum durante muitas décadas, a necessidade de métodos mais seguros levou ao desenvolvimento dos tokens de segurança.

Nesse artigo, você vai entender mais sobre o token de segurança, seu funcionamento e vantagens. Continue a leitura!

O que é token de segurança

De maneira resumida, um token de segurança é uma sequência aleatória de números gerada em dispositivos físicos ou digitais, utilizada para autenticar a identidade de um usuário. Essa tecnologia garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a determinados recursos ou informações. 

Como a segurança da informação é uma prioridade para empresas e profissionais, os tokens de segurança acabam sendo uma parte essencial na implementação de medidas protetivas, sendo amplamente utilizados para proteger sistemas e dados sensíveis.

Atualmente, os tokens de segurança se dividem em dois tipos: 

Tokens físicos

Como o próprio nome sugere, utiliza dispositivos físicos, como chaveiros eletrônicos ou cartões inteligentes (smart cards), que geram códigos temporários ou armazenam certificados digitais. É muito utilizado em instituições financeiras e governamentais, ou seja, locais que requerem um nível de segurança crítico, incluindo a segurança física.

Tokens digitais

Utiliza meios digitais para auxiliar na autenticação da identidade do usuário, seja por meio de aplicativos ou softwares que geram códigos de autenticação usados em dispositivos móveis, como o Google Authenticator ou o Authy, sensores biométricos ou mesmo o uso de SMS e e-mail. Atualmente, esse é o modelo mais comum e utilizado de token de segurança.

Na Clicksign, por exemplo, o token de segurança é enviado como um código de seis caracteres por SMS, WhatsApp ou e-mail da pessoa, que recebe a sequência de caracteres e a utiliza para assinar um documento. Dessa forma, é possível gerar mais uma prova da identidade do signatário e manter a integridade do documento.

Como funciona o token de segurança

Além da autenticação da identidade de um usuário, o token de segurança também serve para autorizar ações específicas. Os códigos gerados para os tokens geralmente são temporários e expiram após um curto intervalo de tempo, o que fortalece a segurança contra fraudes e ataques. Embora existam vários tipos de token de segurança, você vai entender abaixo os dois tipos mais utilizados atualmente: os tokens baseados em tempo e os tokens baseados em eventos.

Tokens baseados em tempo - TOTP

O token, seja físico ou digital, contém um relógio interno sincronizado com o servidor de autenticação. Dessa forma, ao utilizar um token, o usuário gera um código de autenticação que se baseia no tempo atual e em uma chave secreta compartilhada previamente entre o token e o servidor. 

Assim, o funcionamento acaba sendo simples:

  • O usuário insere o código gerado pelo token no sistema de autenticação.
  • O servidor gera um código (também baseado no tempo atual e na mesma chave secreta compartilhada).
  • Uma vez que os códigos coincidirem, o usuário é autenticado.

Tokens baseados em eventos - HOTP

No caso do HOTP, o token gera um código de autenticação baseado em um contador interno e em uma chave secreta compartilhada. Cada vez que esse token é utilizado, o contador inicia automaticamente. Assim:

  • O usuário insere o código gerado pelo token no sistema de autenticação.
  • O servidor, que possui um contador sincronizado com o token, gera um código com base no contador atual e na chave secreta.
  • Uma vez que os códigos coincidirem, o usuário é autenticado. 
  • Após a autenticação, o servidor incrementa seu contador para manter a sincronização com o contador do token.

Por que você precisa do token

Embora a tecnologia tenha gerado muitas possibilidades para o mercado, seus avanços também acabaram sendo utilizados para fins fraudulentos e ilegítimos. Da mesma forma que surgiram novas oportunidades de implementar recursos tecnológicos para o bem, pessoas também os utilizam para o mal. 

Assim, o token de segurança acaba sendo uma necessidade para proteger sua empresa de indivíduos mal-intencionados. Não à toa, atualmente existem várias formas de autenticação, e cabe a você considerar essas funcionalidades como prioridade na sua empresa e inserir elas o quanto antes.

Isso pode ser feito de diversas formas. Por exemplo, se você utiliza a assinatura eletrônica na rotina da sua empresa, você pode contar com soluções de segurança — como o token — nas suas assinaturas, verificando a identidade de seus signatários.

Vantagens de utilizar o token como medida de segurança

Como você viu, os tokens de segurança oferecem uma série de vantagens significativas para a proteção de dados e sistemas. Eles protegem contra vários tipos de ataques cibernéticos e são flexíveis e fáceis de implementar, sendo uma ferramenta valiosa de segurança da informação para empresas. Confira algumas dessas vantagens:

Autenticação multifator - MFA

Os tokens de segurança são frequentemente usados como parte de um sistema de autenticação multifator (MFA), em que, além da senha (primeiro fator), um segundo fator (o token) é necessário. A MFA aumenta a segurança de maneira significativa, pois mesmo que a senha de um usuário seja comprometida de alguma forma, o invasor ainda precisaria do token para acessar a conta.

Controle de acesso de usuários

Tokens de segurança podem ser usados para garantir que somente usuários autorizados tenham acesso a sistemas, plataformas e dados sensíveis. Isso permite que as empresas implementem políticas de controle de acesso rigorosas, assegurando que apenas pessoas verificadas acessem suas informações.

Facilidade de implementação e uso

Muitos tokens digitais podem ser facilmente distribuídos e configurados utilizando aplicativos móveis. A configuração é simples e rápida, permitindo que os usuários comecem a usar tokens de segurança sem dificuldades técnicas.

Comece a utilizar o token de segurança na sua empresa

Seja qual for o seu segmento, você pode investir em segurança sem ter receios. Encontrar soluções que ofereçam o token de segurança como medida de proteção de dados é uma ótima forma de tornar sua empresa mais segura e livre de ataques e fraudes. 

Na Clicksign, você encontra soluções de assinatura eletrônica e várias opções de autenticação que promovem segurança aos seus documentos, sendo o token uma delas. Clique aqui e conheça a plataforma!